Peça com transexual em papel de Jesus terá sessão em SP e debate com elenco

0
95

A peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, cuja sessão no Sesc Jundiaí na última sexta (15) foi cancelada por decisão judicial, terá apresentações nos dias 27 e 28 de setembro no Sesc Santo Amaro, em São Paulo.

No dia 29, haverá ainda um bate-papo com as atrizes das versões brasileira (Renata Carvalho) e uruguaia (Fabiana Fine) da peça e com Natalia Mallo, que dirige a montagem nacional.

A programação integra o projeto “Generosidades” (com trabalhos sobre diversidade).

A peça recria a história de Jesus como uma transexual.

Autora do monólogo, a trans inglesa Jo Clifford escreveu a peça como forma de lidar com sua religião quando decidiu mudar de sexo em 2006, aos 56 anos.

O espetáculo estreou no Filo, Festival Internacional de Londrina, em agosto de 2016, e teve sessões no Sesc Pinheiros em outubro.

A atriz e travesti santista Renata Carvalho, que interpreta Jesus Cristo na peça, diz que recebeu a liminar em Jundiaí uma hora e meia antes do início da apresentação da peça.

Em sua justificativa, o juiz Luiz Antonio de Campos Júnior, da 1ª Vara Cível da cidade, considerou o espetáculo de “mau gosto” e entendeu que figuras religiosas não podem ser “expostas ao ridículo”. O Sesc recorreu da decisão.

O espetáculo teve posteriormente sessões em São José do Rio Preto e Santo André, segundo Renata, depois da polêmica, o público cresceu.

Também houve um pedido para cancelar apresentações do espetáculo no festival Porto Alegre em Cena, nesta quinta (21).

Mas a demanda foi negada pelo juiz José Antônio Coitinho, da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Porto Alegre. Em sua justificativa, o magistrado afirmou:

“E, sem citar um único artigo de lei, vamos garantir a liberdade de expressão dos homens, das mulheres, da dramaturga transgênero e da travesti atriz, pelo mais simples e verdadeiro motivo: porque somos todos iguais”.

Veja Também  Hailey e Bieber dizem que fizeram sexo apenas após casamento

O EVANGELHO SEGUNDO JESUS, RAINHA DO CÉU

QUANDO qua. (27) e qui. (28), às 21h

ONDE Sesc Santo Amaro – teatro, r. Amador Bueno, 505, tel. (11) 5541-4000

QUANTO R$ 6 a R$ 20

CLASSIFICAÇÃO 16 anos

DIVERSIDADE NA DIVERSIDADE: AS DIFERENÇAS ENTRE AS TRÊS JESUS RAINHAS

Bate-papo com Renata Carvalho, Fabiana Fine e Natalia Mallo

QUANDO sex. (29), às 15h

ONDE Sesc Santo Amaro – espaço das artes, r. Amador Bueno, 505, tel. (11) 5541-4000

QUANTO grátis

CLASSIFICAÇÃO 14 anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here