Defesa Civil alerta sobre risco de chuva ácida no Paraná

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil publicou um alerta, nesta terça-feira (26), sobre a possibilidade de chuva ácida para os próximos dias no Paraná.

O órgão pede para a população evitar o contato com a chuva, em razão “da formação de substâncias químicas que dão acidez à água após um período de estiagem”, em Londrina, não chove torrencialmente há 39 dias.

Segundo a Defesa Civil, entre os principais responsáveis pelo acúmulo de poluentes estão os incêndios, depois a queima dos combustíveis nos veículos e o lançamento de substâncias por chaminés das indústrias.

As substâncias como gás carbônico, monóxido de carbono, partículas de nitrogênio e enxofre liberadas pelo fogo e pela fumaça são lançadas na atmosfera e, por causa do tempo seco, os gases se acumulam. Misturados ao vapor de água, voltam para a terra em forma de chuva, a chamada chuva ácida.

“A dica é que a população evite tomar banho de chuva, as águas dessa época possuem uma maior incidência de dióxido de carbono (CO2) e em contato com ela pode ocasionar irritação na pele, principalmente em crianças, que possuem uma sensibilidade maior”, diz o alerta.

A previsão é que a partir da tarde de sexta-feira (29), chova com maior intensidade em Londrina e região. A projeção se repete para o fim de semana.

Veja Também  Vendedor ambulante é preso e juíz manda soltá-lo imediatamente
Tags

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker