Brasileiros vencem Olimpíada Internacional de Tecnologia e Inovação

0
118

Dois brasileiros conquistaram pela primeira vez a Olimpíada Internacional de Tecnologia e Inovação, Fábien Oliveira e Renato Rodrigues venceram a competição, que aconteceu neste mês no noIdiap Research Institute, na Suíça, com um projeto chamado “Milênio Bus”, que usa a internet das coisas para melhorar o transporte público.

“O objetivo é trabalhar com pagamentos digitais, informações ao passageiro e gerar dados com Big Data” conta Oliveira.

A ideia vencedora é a de uma plataforma que ajuda o passageiro a saber se o ônibus, metrô ou trem que ele pretende pegar está lotado ou não, além de oferecer informações sobre ele.

40 pessoas de diversas partes do mundo foram à Martigny e participaram da disputa, que durou três semanas e contou com aulas de negócios e conselhos de especialistas para aprimorar o projeto inicial. “O brasileiro é um povo bem criativo, temos que valorizar nossa resiliência”, opina.

Na última fase, os grupos se apresentaram para uma banca de avaliadores e investidores que puderam tecer comentários e dar dicas sobre o projeto.

Fábien Giovanni de Oliveira tem 22 anos e é estudante do 4° ano de Engenharia e Controle de Automação da Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais.

Renato Rodrigues tem 27 anos e é mestrando em Estratégia e Inovação em Engenharia de Produção na Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo.

Os dois se conheceram no ano passado, quando participaram de uma Hackathon em Campinas. Além do título, a dupla recebeu um prêmio de 5 mil francos suíços, cerca de R$ 16,4 mil.

Veja Também  WhatsApp testa dois novos recursos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here