Entenda por que a bolsa de valores tem operado em alta

0
104

O mercado em relação à renda variável do país deve-se especialmente aos sinais de recuperação da economia e à alta liquidez no exterior. O primeiro recorde de fechamento do índice aconteceu no dia 11 de setembro e, desde então, o Ibovespa registrou sucessivas marcas inéditas. Para entender melhor o que tem levado a bolsa de valores brasileira a operar em forte alta, o Yahoo conversou com o analista-chefe da Rico Investimentos, Roberto Indech. O especialista explica que os indicadores positivos da economia nacional, como a queda da inflação, melhoraram a expectativa do mercado, afetando diretamente a Bovespa. “Um cenário externo favorável, perspectivas de queda da taxa de juros (por um período prolongado a patamares baixos) e um ambiente de negócios mais voltado para a iniciativa privada no país tem contribuído para essa melhora”, afirmou ele.

Outros fatores mais específicos também colaboraram para o recorde desta semana, como a recente emissão de títulos do tesouro no exterior, o lançamento de bônus da Brasken e o sinal positivo de índices futuros em Wall Street. Para Roberto Indech, os números inéditos do Ibovespa não ajudam efetivamente na saída da crise econômica, mas são um reflexo de indicadores otimistas. “Há uma grande expectativa de melhora da economia nacional para 2017 e 2018, o que deve ser traduzido na queda da taxa de desemprego – diante do aumento da confiança dos empresários e dos setores de comércio e serviços, em especial”, afirmou o analista-chefe da Rico Investimentos.

Apesar da alta na bolsa ser generalizada, algumas ações merecem destaque. “No ano, os setores que mais têm se beneficiado no mercado de ações estão ligados à perspectiva de retomada da economia, como o varejo, siderurgia e instituições financeiras”, explicou Roberto Indech. A quinta-feira foi marcada por uma alta expressiva nos papéis de siderurgia e energia, que têm ligação direta com a agenda de privatizações do governo federal.

Veja Também  46 concursos públicos oferecem salários de até R$ 27,5 mil

O especialista destacou ainda que os recordes do Ibovespa estão gerando um grande fluxo de recursos migrando de fundos de investimento para o mercado de ações. Segundo ele, o momento é ótimo para investir da bolsa de valores. “Costumo dizer que não há mau momento para investir em bolsa, mas o correto seria acompanhar o mercado e ‘pincelar’ as ações mais consistentes”, explicou o entrevistado do Yahoo, lembrando que é preciso considerar os objetivos e o perfil de cada investidor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here