Brasil é um dos 10 piores países para se pagar imposto

O Brasil é um dos piores países do mundo para se pagar impostos, de acordo com um levantamento realizado nesta semana pelo Banco Mundial. O relatório, que se chama “Doing Business 2018” aponta que o país aparece na 184ª posição em um ranking de 190 participantes. Os impostos pagos equivalem a mais da metade dos lucros das empresas, 68,4%, em média. A perda com pagamentos de taxas é de pais de 81 dias.

O estudo, que analisou também outros itens relacionados à possibilidade de investimentos em um país, leva em conta o tempo gasto para se abrir uma empresa, as dificuldades durante o processo, o nível de proteção de acionistas minoritários, os impostos pagos e os problemas na execução de contratos, resolução de insolvências e realizar comércio no exterior. A nota média brasileira foi de 56,45, numa escala de 0 a 100. O resultado mostra um pequeno aumento em relação à pesquisa anterior, com crescimento de 0,38 ponto.

Ambiente de negócios

De acordo com o levantamento, o país tem o 125º melhor ambiente de negócios em uma lista de 190. Com o resultado, o Brasil aparece atrás dos outros Brics e, na América Latina, aparece à frente apenas de Guiana, em 126ª posição, Bolívia, em 152ª, Suriname, em 165ª e Venezuela, em 188ª posição. “O relatório já reflete algumas melhorias feitas, principalmente na área de comércio exterior. Mas outros 146 países também registraram melhorias e, assim, perdemos posição relativa”, detalha Otaviano Canuto, diretor do Banco Mundial.

Comentar

Veja Também  Com desemprego, Previdência Social perde mais de um milhão de contribuintes
Tags

Mauricio Dias

Nada "além" do compromisso com a informação | Jornalismo independente

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios