Atriz Taís Araújo é atacada após discursar sobre educação e racismo; Vídeo

A atriz Taís Araújo foi convidada para ser uma das palestrantes do TEDxSãoPaulo, evento que aconteceu em 12 de agosto, tendo como tema “Como criar crianças doces num país ácido”. Seu discurso foi divulgado nesta semana pelos responsáveis do evento.

O vídeo, que abordou o impacto do racismo e machismo na educação dos filhos, teve muito destaque nas redes sociais, mas a apresentação da Taís, foi utilizada para servir a uma série de ataques na internet.

No vídeo, ela diz que os filhos não possuem total liberdade na sociedade pelo fato de serem negros e conviverem ainda com uma sociedade racista. Taís é casada com o ator Lázaro Ramos e com ele teve João Vicente, de 6 anos, e Maria Antônia, de 2 anos.

“Quando eu fiquei grávida do meu primeiro filho, senti alívio por saber que era um menino. Eu tinha convicção que ele estaria livre de vivenciar situações que, nós mulheres passamos. Apenas teoricamente, certo?

Errado. porque meu filho ainda é um menino negro. E liberdade não é um direito que ele possa usufruir se ele vier caminhar descalço, sujo, suado, saindo de uma escolinha de futebol. Pode ser apontado como infrator. Mesmo sendo criança”, afirmou a atriz.

Ela completou: “Na adolescência não terá a liberdade de ir para a escola, entrar em um ônibus, com mochila, boné e capuz, porque será visto pela polícia como bandido. No Brasil, a cor de nossos filhos faz com que as pessoas tenham a necessidade de mudar de calçada, esconder suas bagagens e até mesmo blindar os carros.”

Em continuidade a sua fala, ela destacou os riscos que sua filha estaria sendo exposta, que em relação ao filho seriam ainda bem maiores, porque, além de ser negra, era também mulher. Para sustentar sua afirmação, citou vários dados de feminicídio e a incidência de crime de acordo com a raça das vítimas.

Veja Também  Pabllo Vittar estrelará campanha de verão de marca de refrigerantes

“A vida do meu filho só não será mais difícil que da sua irmã Maria Antônia. Às vezes, eu me pego refletindo como nós mulheres fomos criadas apenas para agradar. Somos silenciadas e desqualificadas o tempo todo. Eu penso no risco que minha filha sofre pelo fato de ter nascida mulher e negra, isso me trás pavor”, disse a atriz.

Taís Araújo ficou em evidência e seu nome ficou no topo dos comentários nas redes sociais na última quinta-feira (16). Ela recebeu muito apoio dos fãs, mas sofreu duras críticas por parte de muitas pessoas na web, alegando que ela estava fazendo “vitimização” e querendo “criar uma guerra de raças”.

“Ela quer fazer uma guerra igual teve nos Estados Unidos?”, “O que ela quer com esse discurso?”, questionaram os internautas. Alguns a acusaram de incoerente pelo estilo de vida que ela e o marido vivem, falando que ela faz parte da elite.

Taís não respondeu os ataques dos internautas. Ela, juntamente com seu esposo Lázaro Ramos, é uma das vozes que têm maior visibilidade para o movimento negro no Brasil.

Assista à palestra completa:

Fonte : br.blastingnews

Tags

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker