Aposentadorias acima do mínimo serão reajustadas em 2,07%

As aposentadorias e pensões pagas pela Previdência com valores acima do salário mínimo terão reajuste de 2,07% em 2018.

O aumento corresponde à inflação acumulada em 2017 segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE.

A regra de correção dos benefícios previdenciários segue esse índice, e a Previdência prevê que a medida seja publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira.

Já o salário mínimo nacional teve alta de 1,81% neste ano, indo para 954 reais, segundo o Orçamento publicado pelo governo federal.

O reajuste será aplicado para pagamentos referentes ao mês de janeiro, que começam no dia 25. O teto da Previdência é atualmente de 5.645,80 reais.

O INPC é um dos indicadores divulgados pelo IBGE mensalmente sobre o comportamento dos preços para famílias que ganham entre um e cinco salários mínimos.

O índice registrou em 2017 sua menor variação anual desde a implantação do Plano Real, em 1994. Em 2016, a variação acumulada havia sido de 6,58%.

O índice oficial do país, que é usado em contas do governo como no Orçamento e na definição de políticas econômicas, é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Esse indicador acumulou variação de 2,95% em 2017, abaixo do piso da meta oficial, resultado influenciado principalmente pela queda no preço dos alimentos.

Veja Também  Ação da Apple atinge valor recorde após anúncio de investimento
Tags

Related Articles

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker