Os poderes medicinais da uva japonesa contra câncer, diabetes e alcoolismo

Uva Japonesa - Poderosa contra câncer, diabetes, alcoolismo, entre outros.

0
218
(Foto: Reprodução)

A uva japonesa (Hovenia dulcis) é uma árvore com inúmeros benefícios, que vêm sendo descobertos apenas nos últimos anos. Um dos excelentes benefícios desvendados sobre ela, é que pode ser muito promissora para quem sofre com dependência alcoólica, desde as mais elevadas às mais leves, pois uma pesquisa da Universidade da Califórnia (UCLA), publicada no Journal of Neuroscience, identificou um composto que se extrai desta planta que pode ser empregado em casos de intoxicações etílicas e síndrome da abstinência.

Trata-se da dihidromiricetina, um flavonoide que é utilizado também como anticelulítico na área de cosmética. É necessário realizar ensaios com humanos, mas os resultados do experimento realizado com ratos mostraram como o composto reduzia o consumo voluntário de álcool e bloqueava sua ação no cérebro.

Este efeito era produzido pela inibição dos receptores do neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico), que habitualmente bloqueia a atividade cerebral e produz a sonolência própria da síndrome de abstinência. O tratamento é eficiente porque anula o efeito do álcool ingerido sobre os neurônios e sobre o cérebro de uma forma geral, fazendo com que a vontade de beber mais reduza e em caso de ressaca, corta o efeito produzido pela bebida.

Outro benefício reconhecido foi proteção do coração contra infartos, já que ajuda a desobstruir as artérias e regula as taxas de colesterol no sangue. Com base nas referências literárias verificou-se que desde o frutos às sementes da planta possuem propriedades terapêuticas. As quais são indicadas para fins diurético, antiespasmódico, febrífugo, laxante, anti-hipertensivo, anti-fadiga, desintoxicação alcoólica, hepatoprotetor, antidiabético, antialérgica, antioxidante, anticâncer (folhas jovens inibem a multiplicação das células cancerígenas, com exceção da leucemia), neuroprotetor, antimicrobianos e antiparasitária.

  • Modo de Preparo

Deixar as folhas de 10 a 15 minutos na água com vinagre, para tirar as bactérias, enxaguar em seguida.

Veja Também  Saúde alerta para aumento de casos de sífilis no Paraná

Colocar 500ml de água para ferver. Quando começar a ferver desligar o fogo e picar 4 folhas dentro (preferência por folhas jovens)

Ingerir em até 4h.

Com informações de Saúde e vida