Lacrados, livros didáticos nunca usados são jogados no lixo

Livros didáticos nunca usados por estudantes estão sendo descartados na Escola Estadual Dom Bosco, em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. A denúncia foi feita na Câmara de Vereadores daquele município. Fotos feitas pelos moradores mostram os livros ainda lacrados. Em nota, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT) alegou que a distribuição de livros didáticos às escolas é feita pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O tempo de vida útil, uso e descarte dos exemplares é definido, segundo o governo, pelo órgão. Uma normativa da Seduc, entretanto, estabelece que o tempo de vida útil de cada livro é de três anos, “sendo que a escola ainda precisa armazenar o exemplar por dois anos, para então efetuar o descarte”.

Ainda de acordo com a pasta, a unidade escolar foi desativada em 2005 e, desde então, o espaço foi transformado em depósito. No espaço, segundo o governo, foram armazenados livros vencidos e outros materiais utilizados pelas outras escolas do município.

Atualmente, o prédio da escola passa por reforma e, futuramente, deve virar sede de uma escola militar no município. Por isso, o espaço precisou ser esvaziado e o material guardado encaminhado para a reciclagem ou doação.

O governo afirma ainda que uma empresa de reciclagem foi contatada e está fazendo a retirada dos materiais armazenados no prédio da escola.

Com informações G1

Comentar

Veja Também  Adolescente morre ao sofrer parada cardíaca em colégio na região central de Londrina PR
Tags

Mauricio Dias

Nada "além" do compromisso com a informação | Jornalismo independente

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios