Chef Anthony Bourdain se suicida aos 61 anos

0
65
(Foto:Reproduçao)

O chef, crítico gastronômico e apresentador de televisão americano Anthony Bourdain cometeu suicídio, na França, aos 61 anos. “É com imensa tristeza que podemos confirmar a morte de nosso amigo e colega, Anthony Bourdain”, afirmou a rede CNN em um comunicado.

“Seu amor pelas grandes aventuras, novos amigos e comida e bebida requintadas e as incríveis viagens pelo mundo fizeram dele um contador de história único. Seus talentos sempre nos fizeram ficar admirados, e vamos sentir muita falta dele. Nossos pensamentos e nossas preces estão com sua filha e famílias nesse momento incrivelmente difícil”, acrescentou a emissora.

Anthony Bourdain foi encontrado em seu quarto de hotel em Estrasburgo, na França, por seu amigo francês Eric Ripert, coproprietário e chef do Le Bernadin, um dos restaurantes mais famosos dos Estados Unidos, localizado em Nova York.

A Procuradoria de Colmar anunciou à AFP que o chef foi encontrado enforcado num hotel de luxo em Kaysersberg.

“Fomos informados da morte por enforcamento deste chef americano esta manhã no hotel de luxo Le Chambard”, declarou o procurador Christina de Rocquigny du Fayel. “Neste momento, nada indica a intervenção de terceiros”.

Segundo o presidente da CNN, Jeff Zucker, ele gravava na França um novo episódio de seu programa “Parts Unknown”. “Era meu amor, minha rocha, meu protetor”, tuítou a atriz italiana Asia Argento, sua namorada há meses. “Estou mais do que devastada”.

“É muito triste”, declarou o presidente dos Estados Unidos Donald Trump, apresentando condolências à família. “Eu adorava seu programa. Era um personagem”. Chef de formação, Anthony Bourdain passou várias décadas nas cozinhas de vários estabelecimentos, incluindo a Brasserie Les Halles, um restaurante francês localizado no sul de Manhattan.

Veja Também  Alemã é condenada por alugar filho a pedófilos na internet

Mas foi sua carreira como autor e apresentador de TV que o tornou conhecido do público em geral. Em 2000, ele publicou “Cozinha Confidencial”, um livro no qual conta os bastidores da vida na cozinha, com o toque rock’n’roll da vida em Nova York e seus muitos excessos.

Ele forjou para si a imagem de um combatente, livre pensador, epicurista e humanista, que o acompanhou até o fim. “Ele vai me fazer muita falta”, reagiu no Twitter Tarver King, dono de um restaurante em Lovettsville (Virgínia). “‘Kitchen Confidential’ mudou a minha vida”.

– “Contador de histórias” –

Apresentou vários programas de TV sobre gastronomia, até “Parts Unknown”, transmitido desde 2013 pelo canal de notícias CNN.

O homem com a voz rouca, de carisma natural e cabelos grisalhos visitava os quatro cantos do mundo em busca de autenticidade, celebrando as mais variadas tradições culinárias.

Ele não hesitava em ir a locais inesperados, longe dos destinos turísticos, chegando a visitar a região autônoma de Nagorno-Karabakh, o que lhe valeu o título de “persona non grata” pelo Azerbaijão.

“É irreverente, honesto, curioso, jamais condescendente, jamais obsequioso”, observou o júri que lhe concedeu o Peabody Award, prêmio da televisão e rádio americanas, no primeiro ano de seu programa.

“As pessoas se abrem para ele e revelam muito mais sobre suas vidas e seu país do que fariam para um repórter comum”, completou o júri.

“Fazemos perguntas muito simples: o que te faz feliz? O que você come? O que gosta de cozinhar?”, explicou Bourdain ao receber o prêmio.

Ele também recebeu sete Emmy Awards, incluindo cinco por “Parts Unknown”.

Adepto do jiu-jitsu, não viajava sem seu quimono e também era conhecido por seus engajamentos, contra o assédio sexual em restaurantes e em favor da abertura e integração cultural.

Veja Também  Anitta mostra trechos do clipe "Vai Malandra", que foi gravado no Vidigal, confira

Na rede em que Bourdain trabalhava, os locutores mal continham suas lágrimas ao recordar o colega e pediram que as pessoas que sofrem com desespero, ou conhecem alguém que esteja lutando contra a depressão, que procurem um Centro de Valorização da Vida.

Com informaçoes: yahoo.com