Bolsonaro vai a São Paulo para fazer exames pré-operatórios

Ele será submetido a uma nova cirurgia, provavelmente no dia 12 de dezembro

O presidente eleito Jair Bolsonaro embarca para São Paulo, na manhã desta sexta-feira (23), onde realizará exames pré-operatórios, no Hospital Albert Einstein. Ele será submetido a uma nova cirurgia, provavelmente no dia 12 de dezembro, para restabelecer o trânsito intestinal, abrindo a incisão, na qual ele levou 35 pontos, e retirando a colostomia – uma espécie de bolsa que funciona como intestino externo.

A data de realização do procedimento, no entanto, só será definida oficialmente pelos médicos após os resultados desses exames. Bolsonaro foi esfaqueado por Adélio Bispo Oliveira, durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG), no início de setembro. O acusado está preso em uma unidade federal na cidade de Campo Grande (MS).

De acordo com a Folha de S. Paulo, o cirurgião que acompanha o militar, Antonio Luiz Macedo, afirmou que, desta vez, os riscos são menores. “Muito menores do que quando o operei em 12 de setembro, com uma peritonite grave, com grande contaminação, com fístula e obstrução intestinal. Agora, os riscos são menores, mas sempre existem riscos em qualquer tipo de cirurgia”, relatou.

Ainda segundo o médico, não será possível fazer o procedimento por meio de técnicas menos invasivas, como a videolaparoscopia ou a robótica, devido ao fato de o presidente eleito já ter ido, recentemente, outras duas vezes para o centro cirúrgico.

“Tem que abrir o abdome, achar o coto intestinal grosso que está fechado dentro da barriga, mobilizá-lo, tirar o intestino da parede e fazer uma emenda”, explica.

Segundo Macedo, após a cirurgia, Bolsonaro deve ficar no Hospital Israelita Albert Einstein de cinco a sete dias. “No momento em que o intestino começar a funcionar [em geral, após dois ou três dias] e que ele possa se alimentar normalmente, nós teremos a possibilidade de liberá-lo para casa.”

Veja Também  Bolsonaro pede ao STF para desarquivar queixa apresentada por ele contra Jean Wyllys
Tags

Related Articles

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker