Moro quer um ‘Plano Real’ contra criminalidade no Brasil

Futuro ministro da Justiça e da Segurança Pública defendeu a necessidade de se retomar o controle dos presídios do Brasil

O futuro ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, disse nesta sexta-feira (23) que quer uma espécie de ‘Plano Real’ para combater a violência e a criminalidade no Brasil, fazendo uma comparação com o plano econômico que combateu a hiperinflação e estabilizou a economia na década de 1990.

“Temos muitas vezes a crença de que problemas permanentes do Brasil são naturais e como quase doenças tropicais, e nós temos que aprender a conviver com esses elevados níveis de impunidade, criminalidade e violência e que não podemos fazer nada a respeito. Isso tudo é falso. Temos que melhorar nossas instituições e nossas respostas”, disse Moro durante palestra no Rio de Janeiro.

“Sempre podemos ter em mente o problema complexo da hiperinflação dos anos 1980 e 1990”, acrescentou. “Naquele período havia quem dizia que o Brasil era assim mesmo e o que tínhamos que fazer era aprender a conviver com a hiperinflação, mas através de políticas públicas consistentes, foi possível superar o problema com o Plano Real. O que se quer a partir de janeiro é uma espécie de um Plano Real contra a alta criminalidade no Brasil.”

Moro, que deixou o cargo de juiz federal neste mês para ser ministro no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro, também defendeu a necessidade de se retomar o controle dos presídios do Brasil, embora tenha reconhecido que não é tarefa fácil. Ele também defendeu proibir a progressão de regime de pena para detentos que tenham ligação com o crime organizado.

Com informaçoes: noticias.r7.com

Veja Também  Defesa de Lula diz esperar que ministra do STF não ceda a apelo de Moro
Tags

Related Articles

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker