CNH gratuita pode se tornar realidade em breve; saiba mais

Ela não isenta o motorista de realizar as aulas e exames de direção, mas torna gratuitas as taxas pagas durante o processo para adquirir a habilitação.

A Carteira Nacional de Habilitação pode se tornar mais acessível em breve. A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou nesta semana um projeto de lei que quer tornar gratuita a CNH. Veja como deve funcionar a gratuidade:

Chamada de Carteira Nacional de Habilitação Social, a modalidade é destinada a pessoas de baixa renda que estejam desempregadas há mais de um ano. Ela não isenta o motorista de realizar as aulas e exames de direção, mas torna gratuitas as taxas pagas durante o processo para adquirir a habilitação.

O objetivo é facilitar a inserção de pessoas no mercado de trabalho, uma vez que a CNH constitui uma oportunidade a mais de exercer uma atividade econômica”, detalha o deputado Carlos Souza (PSDB-AM), autor do projeto.

O projeto 8837/17, aprovado em um novo texto substitutivo, proíbe que o benefício seja aplicado para renovar a CNH e determina, entre as condições, que os candidatos não possuam nenhuma ocorrência criminal, ou que já tenham cumprido a pena.

A concessão da CNH Social deverá ser custeada com recursos do Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset), que é voltado para a formação de condutores”, explica o relator do projeto, Hugo Leal (PSD-RJ).

A proposta ainda deve ser analisada nas comissões de Finanças e Tributações; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso seja aprovada nas comissões, ela segue para o Senado e, então, para sanção do presidente.

Veja Também  Ciclista morre ao ser atropelado por caminhão em avenida
Tags

Related Articles

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker