O rompimento de uma barragem no município de Machadinho d’Oeste, em Rondônia, deixou ao menos 50 famílias isoladas. A Policia Ambiental informou que não há feridos ou mortos. O município fica a cerca de 300 km a leste da capital Porto Velho.

Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do governo de Rondônia, uma tromba d’água atingiu nesta sexta-feira (29) a estrutura de uma barragem no distrito de Oriente Novo e provocou a ruptura. A estrutura que entrou em colapso conteria rejeitos de mineração, mas a pasta afirma que não haveria risco de contaminação por metais pesados porque o material consistiria em areia e argila.

No distrito, há uma barragem da mineradora Metalmig, que trabalha com cassiterita, porém a secretaria avalia inicialmente que o rompimento aconteceu fora da área licenciada pela empresa. Sete pontes foram danificadas pela lama. Uma força-tarefa composta por funcionários do governo de Rondônia e servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) está no local para avaliar os impactos do rompimento. Uma equipe sobrevoou a área afetada.

A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia deve atualizar informações sobre o caso durante a tarde. A reportagem também entrou em contato com o Ibama, o Ministério do Meio Ambiente e a Metalmig, mas não obteve respostas.

Há pouco mais de dois meses, em 25 de janeiro, uma barragem com rejeitos de mineração da Vale se rompeu em Brumadinho (MG). Até o momento, 217 mortos foram identificados e 87 pessoas estão desaparecidas em Minas.

Informações: UOL

Comentar

Veja Também  Especialistas alertam para perigos do procedimento após colocar piercing