Barragem se rompe na Bahia e atinge duas cidades

Uma barragem se rompeu na Bahia, nesta quinta-feira (11), por volta das 11h, e provocou a evacuação das cidades de Pedro Alexandre e Coronel João de Sá, a cerca de 450 km de Salvador. Juntos, os dois município têm aproximadamente 35 mil moradores. (Veja imagens abaixo)

Segundo a Defesa Civil, a barragem rompeu no topo e existem outras duas rachaduras na estrutura. Ainda não há informações sobre feridos ou desalojados.

A barragem rompeu no povoado de Quati, que fica perto de Pedro Alexandre, mas a água pode chegar também em Coronel João de Sá.

A previsão é de que a água chegue nas cidades até o fim da tarde, ainda conforme a Defesa Civil. Por volta das 15h, as prefeituras ainda não haviam conseguido retirar os moradores das residências.

O prefeito de Coronel João de Sá, Carlos Augusto Silveira Sobral, pediu aos moradores do município atingidos pelo rompimento da barragem, por meio das redes sociais, que ele deixem suas casas e salvem o que for possível, pois “não sabe ainda das consequências, porque nunca passamos por ela”.

Escolas do município e e as quadras esportivas já estão disponíveis para receber os moradores, conforme Sobral. A prefeitura também disponibilizou um contado de WhatsApp para emergência.

O prefeito disse, ainda, que “desde cedo está monitorando e falando com todos secretários, que estão a postos justamente para tentar amenizar e ajudar no que for preciso”.

A barragem rompeu após as fortes chuvas que atingem a região do nordeste da Bahia. Publicações no Twitter mostram grandes volumes de água.

Comentar

Veja Também  Vídeo mostra momento em que barragem de Brumadinho rompeu